EDUdigital

7 utilizações da IA na formação digital​

  • A IA funciona, recolhendo e interpretando dados. Ela reconhece solicitações de linguagem natural. Identifica padrões nesses dados e, com base em algoritmos, faz recomendações e executa ações.
  • O uso da IA ​​na formação digital muda a dinâmica. Ele coloca os formandos no controlo e aproxima a formação da necessidade da função/cargo.
  • O uso da IA fornece uma melhor visão sobre as competências em falta nos RH, e fornece opções sobre como responder às lacunas das pessoas.
  • Os assistentes de IA na formação aprendem e ficam mais eficientes a cada interação – quanto mais usamos, melhores os resultados.
  • Mas é sempre necessário um sentido crítico, pois alguns resultados podem chegar-nos enviesados ou manipulados pelos grupos

1. Recomendações personalizadas

  • A IA analisa os perfis dos trabalhadores com base nas suas escolhas com o conteúdo de aprendizagem.
  • A partir disso, o sistema pode direcionar para o seu estilo preferido de formação, e o seu roteiro de aprendizagem.
  • Pode fazer recomendações sobre escolhas futuras: que cursos fazer a seguir? Recursos adequados? Quando fazer uma avaliação? Notificar anualmente sobre um Normativo.

2. Conteúdo adaptativo

  • A personalização que a IA permite, fornece conteúdo diretamente adaptado às necessidades do formando, de forma dinâmica e em tempo real.
  • A análise baseada em IA baseia-se no conhecimento prévio e das lacunas de competências dos formandos e é utilizada para construir percursos de aprendizagem individualizados. E tornar a formação mais relevante para o cargo.

 

3. MicroLearning

  • A IA pode ser usada para dividir o conteúdo em pedaços menores com base na compreensão das necessidades de formação e pedidos dos utilizadores.
  • Recursos digitais podem ser entregues em tempo útil no momento em que são necessários. Dá maior flexibilidade ao programa de formação e cria um banco de recursos úteis.

 

4. Análise Avançada

  • A IA reúne enorme quantidade de dados, que permite ao departamento de formação uma visão detalhada/granular do comportamento e necessidade do formando.
  • Esses dados podem ser facilmente consultados, agregados, gerados em relatórios e exibidos em painéis gráficos.
  • A análise permite decisões mais informadas sobre o que funciona e o que não funciona, as lacunas de competências e onde é necessária intervenção, no departamento ou na pessoa
  • Economiza tempo no L&D, dá maior foco e mostra onde se pode agregar maior valor.

 

5. Automação

  • A IA permite automatizar tarefas rotineiras: inscrições automáticas, classificações de notas, gestão de documento e a entrega automática de certificados de conclusão.
  • Permite notificações automáticas, para garantir cumprimento de normas de conformidade ou dinâmicas de gamification.
  • A IA automatiza tarefas administrativas na integração de LMS com sistemas ERP/CRM e liberta o L&D para tarefas de ordem superior.

6. Chatbots

  • As plataformas eLearning incluem já assistentes virtuais (chatbots) de IA (novo Totara) que respondem automaticamente a pedidos por meio de texto. Os chatbots simples oferecem uma pesquisa para permitir que os formandos encontrem conteúdos diretamente, sem navegar por cursos inteiros.
  • Os chatbots com IA podem fazer mais (como mentor), porque aprendem com cada interação e constroem um perfil do utilizador, detetam preferências e fazem recomendações.
  • Pode eliminar a necessidade dos formandos reservarem um tempo para entrar em contacto com o formador e aguardar uma resposta

7. Plataformas eLearning avançadas

  • Os LMS ou LXP (Learning Experience) de nova geração usam recursos de IA para criar formação adaptativa e dinâmica.
  • Plataformas que oferecem aos formandos as ferramentas para criarem o seu próprio roteiro e programa de aprendizagem que reflita melhor necessidades e mais relevantes para a função e desenvolvimento.

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