- A IA funciona, recolhendo e interpretando dados. Ela reconhece solicitações de linguagem natural. Identifica padrões nesses dados e, com base em algoritmos, faz recomendações e executa ações.
- O uso da IA na formação digital muda a dinâmica. Ele coloca os formandos no controlo e aproxima a formação da necessidade da função/cargo.
- O uso da IA fornece uma melhor visão sobre as competências em falta nos RH, e fornece opções sobre como responder às lacunas das pessoas.
- Os assistentes de IA na formação aprendem e ficam mais eficientes a cada interação – quanto mais usamos, melhores os resultados.
- Mas é sempre necessário um sentido crítico, pois alguns resultados podem chegar-nos enviesados ou manipulados pelos grupos
1. Recomendações personalizadas
- A IA analisa os perfis dos trabalhadores com base nas suas escolhas com o conteúdo de aprendizagem.
- A partir disso, o sistema pode direcionar para o seu estilo preferido de formação, e o seu roteiro de aprendizagem.
- Pode fazer recomendações sobre escolhas futuras: que cursos fazer a seguir? Recursos adequados? Quando fazer uma avaliação? Notificar anualmente sobre um Normativo.
2. Conteúdo adaptativo
- A personalização que a IA permite, fornece conteúdo diretamente adaptado às necessidades do formando, de forma dinâmica e em tempo real.
- A análise baseada em IA baseia-se no conhecimento prévio e das lacunas de competências dos formandos e é utilizada para construir percursos de aprendizagem individualizados. E tornar a formação mais relevante para o cargo.
3. MicroLearning
- A IA pode ser usada para dividir o conteúdo em pedaços menores com base na compreensão das necessidades de formação e pedidos dos utilizadores.
- Recursos digitais podem ser entregues em tempo útil no momento em que são necessários. Dá maior flexibilidade ao programa de formação e cria um banco de recursos úteis.
4. Análise Avançada
- A IA reúne enorme quantidade de dados, que permite ao departamento de formação uma visão detalhada/granular do comportamento e necessidade do formando.
- Esses dados podem ser facilmente consultados, agregados, gerados em relatórios e exibidos em painéis gráficos.
- A análise permite decisões mais informadas sobre o que funciona e o que não funciona, as lacunas de competências e onde é necessária intervenção, no departamento ou na pessoa
- Economiza tempo no L&D, dá maior foco e mostra onde se pode agregar maior valor.
5. Automação
- A IA permite automatizar tarefas rotineiras: inscrições automáticas, classificações de notas, gestão de documento e a entrega automática de certificados de conclusão.
- Permite notificações automáticas, para garantir cumprimento de normas de conformidade ou dinâmicas de gamification.
- A IA automatiza tarefas administrativas na integração de LMS com sistemas ERP/CRM e liberta o L&D para tarefas de ordem superior.
6. Chatbots
- As plataformas eLearning incluem já assistentes virtuais (chatbots) de IA (novo Totara) que respondem automaticamente a pedidos por meio de texto. Os chatbots simples oferecem uma pesquisa para permitir que os formandos encontrem conteúdos diretamente, sem navegar por cursos inteiros.
- Os chatbots com IA podem fazer mais (como mentor), porque aprendem com cada interação e constroem um perfil do utilizador, detetam preferências e fazem recomendações.
- Pode eliminar a necessidade dos formandos reservarem um tempo para entrar em contacto com o formador e aguardar uma resposta
7. Plataformas eLearning avançadas
- Os LMS ou LXP (Learning Experience) de nova geração usam recursos de IA para criar formação adaptativa e dinâmica.
- Plataformas que oferecem aos formandos as ferramentas para criarem o seu próprio roteiro e programa de aprendizagem que reflita melhor necessidades e mais relevantes para a função e desenvolvimento.