Desenvolvimento da plataforma eLearning Totara, capacitação da equipa de RH e TIC, desenvolvimento de plugins à medida. Desenvolvimento de diversos cursos eLearning à medida e cursos eLearning personalizados ao cliente.
Enquadramento
O Porto de Maputo pretendeu criar um Centro de Formação Portuária inovador, realizando a sua transição digital, com o objetivo de capacitar técnicos internos, estagiários, técnicos e prestadores externos. Com o propósito de realizar formação eLearning e blended learning como necessidade presente, bem como fazer uma gestão eficiente da informação gerada pela atividade formativa, através de relatórios adequados e registos online atualizados diariamente.
Desafios
Para potenciar melhor os seus projetos formativos, o Porto de Maputo falou com a EDUdigital em 2022, com a necessidade de introduzir novas tecnologias no processo de formação. Pretendia-se fazer um transformação digital na aprendizagem, uma renovação do centro e salas de formação para os trabalhadores operacionais, realizar a produção de cursos eLearning e responder aos desafios futuros, possuindo um Sistema de Gestão De Aprendizagem (LMS) Totara.
O eLearning (ou aprendizagem eletrónica) era, não apenas um complemento, mas um elemento chave para o Centro de Formação Portuária, que já funcionava desde 2019 como centro de certificação e que prestava formação para outras entidades, como Porto de Nacala e outros.
Solução
Em 2022, o Porto de Maputo escolheu trabalhar com a EDUdigital, pois pretendia uma solução eficaz, online e utilizando a plataforma Totara, como software as a service (SaaS). Através da sua equipa de especialistas, a partir de 2023, a EDUdigital prestou todo um serviço de consultoria, desde o diagnóstico inicial de necessidades, análise de requisitos técnicos para o projeto, desenvolvimento de uma Plataforma eLearning Totara nos servidores cloud com diversas funcionalidades, até à capacitação da equipa de Recursos Humanos e Tecnologias de Informação e a programação de plugins à medida (Talent Management, Course Slider, etc) destinados a optimizar a gestão da formação presencial, formação semi-presencial e formação eLearning do Porto de Maputo.
A EDUdigital Moz através do know-how dos seus colaboradores tem prestado suporte contínuo, realizou dezenas de quizzes online para análise de literacia digital dos trabalhadores do Porto de Maputo, tem realizado consultoria técnica na melhoria do Centro de Formação Online, e upgrades permanentes à Plataforma Totara, numa consultoria de proximidade e formação às equipas internas, para transferência de know-how.
Recentemente, a consultoria tem também aprofundado o desenvolvimento de cursos eLearning à medida e cursos eLearning personalizados ao Porto de Maputo nas áreas da segurança, indução de novos trabalhadores e gestão portuária.
Resultados
O Porto de Maputo tem a mais recente versão da plataforma Totara, já com as configurações à medida da formação presencial e relatórios de dados detalhados (horas de formação, formadores, custos, programas, etc.), definição das hierarquias, planos de formação, personalização de relatórios gráficos de formação eLearning, com várias funcionalidades que lhes permite gerir toda a formação dos seus trabalhadores e trabalhadores indiretos, quer nas competências, quer nos programas formativos.
Tem disponível, igualmente, uma aplicação móvel personalizada Totara, para Android e iOS, com o logotipo e branding do Porto de Maputo, onde é possível qualquer trabalhador operacional (sem acesso a secretária e posto de trabalho fixo) navegar pelo conteúdo dos cursos. Ou executar download de materiais, fazer a conclusão de cursos, mesmo quando se está offline, acedendo a notificações instantâneas de mensagens e todas as restantes funcionalidades da plataforma, através de um smartphone ou tablet.
Numa solução robusta e amiga do ambiente, a EDUdigital tem também realizado vídeos com drones e animações interativas para cursos de formação eLearning mais atrativos, gamificados e facilitadores da aprendizagem dos trabalhadores, com mais impacto no cargo e tarefas de cada pessoa.
Informações do Projeto
Cliente
Porto de Maputo
País/Região
Moçambique
Setor
Transporte Marítimo/Gestão Portuária
Público alvo
500 trabalhadores diretos, e 300 subcontratados, estagiários e prestadores de serviços.
Assunto
O Porto de Maputo é responsável pelas operações marítimas, terminal e armazenagem em Moçambique, e é detido por um consórcio entre a DP World e a Grindrod com uma capacidade de operacionalizar milhões de toneladas de carga portuária anual, que opera 24h/365 dias por ano.