EDUdigital

Case study

Implementação da plataforma Moodle. Configuração e personalização da App Mobile Moodle. Desenvolvimento de diversos conteúdos digitais.

Enquadramento

O Instituto Camões foi criado para a promoção da língua e da cultura portuguesas no exterior. Sob a superintendência do Ministério dos Negócios Estrangeiros, assegura a coordenação e a execução de projetos de difusão da língua portuguesa e de cooperação com vários países.

Desafios

O Instituto Camões pretendia desenvolver a formação online de Língua Portuguesa, atualizar a sua plataforma Moodle e apostar no ensino a distância nas áreas de Boa Governação, oferecendo inúmeros cursos em diversas áreas para quadros públicos e professores em Timor-Leste.

Estas formações e plataformas online resultam das prioridades da Cooperação, respondendo às estratégias definidas pelo Camões e às necessidades de capacitação de professores, juristas e altos quadros de Timor-Leste.

O Instituto Camões necessitava de uma plataforma eLearning com aplicação móvel, bem como da produção, à medida, de módulos de formação em Língua Portuguesa, incluindo vídeos e recursos interativos, em áreas como prevenção criminal, criminalidade financeira e auditoria social.

Esta formação assíncrona, destinada à gestão das finanças públicas e à gestão formativa de cursos, decorrerá na plataforma online e tem como objetivo alcançar cerca de 3.000 utilizadores.

Solução

A EDUdigital realizou um trabalho abrangente para o Instituto de Camões, desde a configuração da plataforma Moodle e App Moodle e produção de conteúdos digitais. Entre as principais ações realizadas, destacam-se:

  1. A partir da análise das necessidades do Instituto Camões, a EDUdigital desenvolveu um plano operacional que incluiu a configuração personalizada da plataforma Moodle, a instalação da App Moodle Mobile, a formação certificada da equipa e a produção e gestão de conteúdos digitais, garantindo maior eficácia na formação a distância.
  2. A EDUdigital planificou, desenhou e organizou os conteúdos digitais, bem como a manutenção técnica e pedagógica da plataforma de eLearning para ensino a distância, abrangendo tanto a componente técnica e de funcionalidades como a componente pedagógica, garantindo a boa utilização da plataforma e dos conteúdos digitais.
  3. A configuração da plataforma Moodle, a criação de storyboards, a produção de vídeos e animações e a integração com os sistemas existentes no Camões foram concebidas para suportar uma estratégia de continuidade na aposta no eLearning e no blended learning, articulando formação síncrona e assíncrona.

Com a produção de cerca de 100 módulos no projeto para Timor-Leste e mais de 100 vídeos no projeto de formação online em Língua Portuguesa, pretende-se responder ao chamado “novo normal”, com ações de capacitação e processos de educação online.

Resultados

O Instituto Camões dispõe de uma plataforma eLearning de formação, com várias funcionalidades e centenas de recursos digitais, incluindo textos, imagens, vídeos, locuções e interatividades, que lhe permite gerir toda a formação dos seus parceiros em Timor-Leste. A plataforma possibilita também a realização de cursos de língua portuguesa para o público em geral, tanto para o desenvolvimento de competências linguísticas, como para a capacitação em boa governação e transparência nos temas económico-financeiros.

Com o apoio da EDUdigital, o Instituto Camões pôde implementar um ambiente online de formação para desenvolver projetos de melhoria no reforço da Gestão das Finanças Públicas de Timor-Leste, além de cursos de Língua Portuguesa para fins específicos, permitindo exercer de forma centralizada a gestão de conteúdos na plataforma de eLearning.

Ao usufruir dos serviços eLearning prestados pela EDUdigital, o Camões conseguiu aprimorar suas ações nos programas nacionais e internacionais, promovendo a criação de aprendizagens em áreas específicas, com foco na erradicação da pobreza e no desenvolvimento sustentável, sempre em um contexto de respeito pelos direitos humanos.

Informações do Projeto

Cliente

Camões, Instituto da Cooperação e da Língua

País/Região

Portugal e Timor Leste

Setor

Educação, Cooperação, Língua, Desenvolvimento social e económico

Público alvo

3.000 utilizadores

 

Assunto

O Instituto Camões pertence ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e é especializado na promoção da língua portuguesa e da cooperação nos países estrangeiros.

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare